sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Movimento Espírita Brasileiro - Bahia


Salvador – A AME-Ba realizará mais um encontro cultural, pleno de saberes e sabedoria, na busca contínua da integração entre a ciência humana e as evidências da realidade espiritual em comemoração ao seu aniversário de 17 anos. O evento será realizado no próximo sábado, 6 de agosto, das 8h às 18h, na Sede da Associação Bahiana de Medicina: Rua Baependi, 162, Ondina, e terá como tema central “Mediunidade e saúde”. A programação completa é esta:

8h30: abertura e momento musical;
9h: Palestra: Mediunidade e saúde, com André Luiz Peixinho;
9h50: Perguntas e respostas;
10h20: lanche;
10h50: Palestra: Psicologia e mediunidade, com Ruth Brasil Mesquita;
11h40: Perguntas e respostas;
12h10: almoço;
14h: Mesa-redonda: A contribuição da mediunidade no processo evolutivo da humanidade, A mediunidade e a importância dos tratamentos espirituais na abordagem das doenças psiquiátricas, com Fabio Pires; A mediunidade como elemento de estruturação do construto religioso humano, com Fernando Santos e A mediunidade como elemento do perceber-se espírito, repercutindo nas questões psicológicas do ser, com Nadia Matos;
15h: Perguntas e respostas;
15h30: lanche;
16h: Palestra: Relato de experiência diferenciando o fenômeno mediúnico dos processos místicos ou patológicos, com Fabio Pires e Carolina Azevedo;
17h: Perguntas e respostas;
17h30: Vivência, com Eleonora Peixinho;
18h: Encerramento.
As inscrições custam R$25,00 e podem ser realizadas com Regina, pelo telefone 8797-0891.

– A Associação Bahiana de Medicina de Salvador realizou uma reunião cultural no dia 27 de julho, quarta-feira, na Associação Bahiana de Medicina – ABM. O tema deste encontro foi “Suicídio e depressão – uma abordagem espiritual” e foi trabalhado por Fábio Pires. Informações pelos telefones 8797-0891 com Regina e 9208-9556 com Marlene.

– A Associação de Medicina e Espiritismo da Bahia – AME-Bahia – promove o curso “A arte de Envelhecer”, todo segundo sábado de cada mês, de maio a novembro, das 14h30 às 17h, na sede da FEEB: Rua Cel. Jaime Rolemberg, 110, sala 10, Brotas (Iguatemi). Os facilitadores são Eleonora Peixinho e sua equipe. O curso tem caráter espiritualista e é voltado para o público em geral, em especial para pessoas com mais de 50 anos. Informações: amebahiamed@yahoo.com.br ou sociedadeholon@gmail.com.

– O sesquicentenário de “O Livro dos Médiuns” conduz a uma reflexão avaliativa e desafiadora: reconhecendo que somos Espíritos, e, por conseguinte, imortais, temos conseguido experimentar tal saber na realidade cotidiana? Estamos no mundo como seres espirituais, vivendo uma experiência humana, ou somos seres humanos com forte domínio da matéria sobre o espírito? Ao observarmos o estágio da consciência humana, constatamos que a nossa civilização está sob a égide do materialismo, que se imiscui, mesmo nos momentos de religiosidade. Em consonância com tais objetivos, foi lançado o XIV Congresso Espírita da Bahia, que será realizado no período de 3 a 6 de novembro no Centro de Convenções da Bahia. A comissão organizadora do evento aguardará até o dia 31 de agosto as propostas dos interessados em apresentar temas em conexão com a programação preliminar. Serão possíveis miniconferências, apresentação de experiências, relatos sobre pesquisa bibliográfica, sessão de posters, entre outras possibilidades. O período de inscrição para participação será até o dia 15 de outubro, reservando-se o auditório principal para os que se inscreverem em primeiro lugar até o limite de capacidade do local. Uma palestra construída coletivamente por companheiros de ideal, em várias reuniões, intitulada o Primado do Espírito, será realizada nas instituições que demonstrarem interesse, pelo menos na região metropolitana de Salvador. Ela será disponibilizada em todos os encontros macrorregionais de julho.

Feira de Santana – No último domingo, 24 de julho, os dirigentes reprisaram o filme “A grande síntese”.

– A Biblioteca Espírita Joanna de Ângelis – Rua Ary Barroso, 147, Bairro Pilão – funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e empresta, gratuitamente, livros espíritas e espiritualistas, e também dispõe de exemplares de revistas e jornais espíritas para consulta no local.

Igaporã – A Web Rádio Sertão Espírita já está no ar, veiculando programas de instituições espíritas das regiões sudoeste e oeste do Estado da Bahia. A Rádio integra o projeto de divulgação doutrinária do Núcleo Espírita Bezerra de Menezes. Para ouvir basta acessar o link www.radiosertaoespirita.com, e o áudio pode ser ouvido no sítio www.sertaoespirita.com.br.

Itabuna – Visite o blog do Centro Espírita Claudionor de Carvalho e seja um seguidor. O endereço é http://ceclau.blogspot.com/.

Vitória da Conquista – Na sua 58ª edição, a Semana Espírita de Vitória da Conquista ocorrerá neste ano no período de 4 a 11 de setembro. O local é o Centro de Convenções Divaldo Franco. Promovido pela União Espírita de Vitória da Conquista, o evento terá como tema central “Devassando o invisível – O Livro dos Médiuns” e contará com palestras e seminários, sobre questões como “A mediunidade e a educação do ser”, “Transtornos psiquiátricos e obsessivos” e “A busca da saúde e da paz”. Divaldo Pereira Franco, José Raul Teixeira, Alberto Almeida, Marta Antunes Moura, Haroldo Dutra Dias e Sandra Maria Borba estão entre os expositores convidados. Conjuntamente à Semana, haverá ainda, numa casa espírita local, entre os dias 6 e 10 de setembro, a 14ª Semaninha Espírita, voltada ao público na faixa etária dos 6 a 12 anos. A programação será transmitida via internet pela TVCEI (www.tvcei.com), do Conselho Espírita Internacional. Detalhes sobre a programação e inscrições, em www.uevc.com.br.

Nenhum comentário: