quarta-feira, 13 de abril de 2011

Federação Espírita Brasileira




Missão

Promover o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo, com base nas obras da Codificação de Allan Kardec e no Evangelho de Jesus; a prática da caridade espiritual, moral e material, dentro dos princípios espíritas; e a união solidária e a unificação do Movimento Espírita, colocando o Espiritismo ao alcance e a serviço de todos. Fortalecer, ampliar e aprimorar a ação do Movimento Espírita em sua atividade-fim, promovevendo o estudo, a difusão e a prática da Doutrina Espírita é o que impulsiona a prática da missão da FEB.

História

A Feb

A Federação Espírita Brasileira, FEB, foi fundada no dia 2 de janeiro de 1884, no Rio de Janeiro, por Augusto Elias da Silva. A trajetória da FEB tem sido dedicada a servir e a difundir a Doutrina codificada por Allan Kardec. Desde cedo firmou-se a Instituição na segura orientação de tornar o Espiritismo estreitamente vinculado ao Evangelho, duas etapas da Revelação separadas no tempo mas convergentes e complementares, como sobressai claramente do contexto da Codificação.

Desde sua fundação, a FEB enfrentou grandes dificuldades financeiras, de espaço, políticas e sociais, mas sempre manteve-se firme no propósito de divulgar o Espiritismo. Publicou milhões de livros que difundiram a Doutrina Espírita. Busca, permanentemente, a prática da caridade no seu sentido mais amplo, dando assistência material e espiritual aos necessitados, seja por meio do trabalho em suas próprias dependências, seja por meio do estímulo e do apoio a todos os núcleos espíritas.

Dentre os seus primeiros dirigentes, destaca-se a figura de Adolfo Bezerra de Menezes, que assumiu a presidência em 3 de agosto de 1895 e muito colaborou no estabelecimento de uma diretriz eminentemente espírita-cristã ao Movimento Espírita brasileiro. Foi um entre os grandes nomes que colocou em prática o objetivo geral da FEB: promover o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo, com base nas obras da Codificação de Allan Kardec e no Evangelho de Jesus.

A Casa de Ismael, como também é conhecida a Federação, já tem 125 anos de história. E ao longo desse tempo tornou-se referência em relação à Doutrina Espírita, à literatura de qualidade, ao ensino edificante e à dedicação às obras assistências, tendo sempre à frente de seus trabalhos a premissa: "Deus, Cristo e Caridade".

Estrutura Física

Sede

A sede da Federação Espírita Brasileira, em Brasília, está instalada em um conjunto arquitetônico de três edifícios: um à frente de todo o conjunto, com cerca de 5.300 metros quadrados de área, sendo os outros dois denominados, respectivamente: “Colméia” e “Unificação”.


Administração

O edifício à frente de todo o conjunto, além do Cenáculo, abriga: local para Reuniões públicas, conferências e palestras; atividades do Estudo Sistematizado, da Infância e Juventude, do Estudo e Educação da Mediunidade; Livraria; Museu; Atividades do Departamento de Assistência Social.

Colméia

No edifício "Colméia", também de três pavimentos, funcionam mais setores administrativos. Nele estão, ainda, os Departamentos de Infância e Juventude, de Estudo do Espiritismo e de Assistência Social, com seus diversos setores de planejamento, de redação e de confecção de material didático, além dos campos experimentais; as instalações reversíveis de alojamentos, refeitório e cozinha, utilizados nos encontros periódicos do Movimento Espírita; salas de aulas de evangelização, de elaboração de material didático, de atividades mediúnicas, de impressão de apostilas, expedição, depósito de livros e serviços auxiliares.

Unificação

No edifício "Unificação", de três pavimentos e bela concepção arquitetônica, estão localizados: auditório polivalente, que pode ser utilizado para conferências, estudos conjuntos, teatro ou sala de música; salão de reuniões do Conselho Federativo Nacional; a Seção de Obras Raras da Biblioteca, o Gabinete da Presidência; parte da Redação da revista Reformador; além de salas destinadas a diversos setores administrativos da Casa.

Horários de Funcionamento

Sede - Brasília


Sessões Públicas e Doutrinárias
Terça-feira – das 20h30 às 21h30
Sexta-feira – das 20h30 às 21h20
Domingo - das 16h às 17h

Clique aqui e baixe a Programação de Sessões Públicas e Doutrinárias no Campo Experimental de Brasília
Evangelização Espírita Infanto-Juvenil
Jovens – Sábado (março a dezembro) – Das 18h às 20h
Crianças – Domingo (março a dezembro) – Das 16h às 17h30

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita
Sábado (março a dezembro) - Das 18h30 às 20h

Estudo e Educação da Mediunidade
Quarta-feira (março a dezembro) - Das 20h30 às 22h


Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita
Sábado (março a dezembro) - Das 18h30 às 20h

Esperanto
Sábado (março a dezembro) - Das 18:30 às 20:00h

Biblioteca de Consulta
Quarta-feira – das 18h30 às 22h30
Sábado – das 16h30 às 20h30
Domingo - das 15h às 18h

Livraria Física e Virtual da FEB/Clube do Livro
Diariamente de 8h às 12h das 13h30 às 17h30

Horários Especiais da Livraria Física
Terça-feira - das 19h30 às 22h30
Quarta-feira -das 19h30 às 22h30
Sexta-feira - das 19h30 às 22h30
Sábado - das 16h30 às 20h30
Domingo - das 16h às 18h

Nenhum comentário: