domingo, 1 de maio de 2011

Conheça a FEPB - Gestão Atual



Espiritismo paraibano na nova era

Gestão José Raimundo de Lima

A gestão de José Raimundo de Lima tem sido marcada pela ampliação do alcance da mensagem espírita

Terminado o último mandato do presidente Laurindo Cavalcante de Araújo começou outro tempo de trabalho e dedicação ao Espiritismo na Paraíba. Foi no ano de 1985, quando José Raimundo de Lima recebeu o bastão de comando da Federação Espírita Paraibana. Elegeu como arrancada de realizações investir no campo da “Unificação”, adequação e orientação ao Centro Espírita. A saída de Laurindo Cavalcante ocorreu em razão da doença de sua esposa, Déa Neiva de Araújo, tendo ele solicitado compreensão para se dedicar à recuperação da grande companheira de longos anos, à frente tanto do Lar da Criança como da própria Federação.

Exatamente dia 24 de fevereiro, aconteceu mais uma reunião de Assembléia Geral, para eleger os membros do Conselho Superior, que por sua vez, elege a Diretoria Executiva. A chapa que foi eleita teve a seguinte composição: Presidente - José Raimundo de Lima; Vice - Luiz Julião Martins; 1º. Secretário - Antônio Tomaz da Silva; 2º. Secretário - Erivaldo Luciano dos Santos; 1o. Tesoureiro - Messias Machado da Silva; 2º. Tesoureiro - Antônio Graciano Cabral. A seguir, por motivo de afastamento de Antônio Tomaz da Silva, Erivaldo Luciano dos Santos assumiu a primeira secretaria, e Arnóbio Moreira Lacerda a segunda Secretaria.

Os novos colaboradores começaram a traçar os planos de atuação do Movimento Espírita, principalmente com o objetivo de interiorizar as ações da Federação, a fim de atender aos Centros Espíritas mais afastados da Capital e divulgar a Doutrina metodicamente dentro dos postulados espírita- cristão. Designou-se a primeira reunião do Conselho Federativo Estadual, no período de 5 a 7 de julho de 1985, na sede da FEPb, com o objetivo congraçador e convocador para o trabalho conjunto do Movimento Espírita da Paraíba.

Naquela reunião fundou-se o Fundo Espírita - Fundo de Assistência Financeira aos Centros Espíritas, que como o nome expressa, representa uma valiosa ajuda material aos pequenos Centros Espíritas que estejam precisando de ajuda financeira. Instituiu-se o programa do Movimento Espírita, com as chamadas Coordenadorias Regionais, que seriam encarregadas de incentivar o Movimento Espírita, como células avançadas da casa máter.

Outros eventos que têm acontecido, com freqüência, são os encontros de juventudes, oportunizando aos jovens Espíritas da Paraíba, fazerem um trabalho demonstrando o potencial equilibrado existentes neles. Dia 03 de outubro de 1986 deu-se a partida para realizações destes eventos, com o total apoio do presidente José Raimundo de Lima, iniciando assim outra etapa do Movimento Espírita Juvenil.

Interiorização das atividades

A primeira reunião do Conselho Federativo Estadual, aconteceu na cidade de Guarabira, através da ajuda da Coordenadoria Regional do Brejo. Foi uma reunião de grandes momentos fraternos, criando-se uma nova esperança no dinamismo do Movimento Espírita. Passaram-se a realizar reuniões em todas as regiões do estado, com o objetivo de convocar os Centros Espíritas para a nova época, e ao mesmo tempo, demonstrar as novidades, os novos campos de estudo, e as temáticas do Movimento Espírita Nacional, apreendidas mediante a participação nas reuniões em Brasília, e no Nordeste, na Comissão Regional Espírita, numa nova fase que substituiu as chamadas Comissões Zonais, agora, com a denominação Comissões Regionais.

Época auspiciosa que marcou a criação da Secretaria Executiva do Conselho Federativo Estadual, para atender e facilitar a administração do movimento federativo e coordenar as Resoluções do Conselho Federativo Estadual (C.F.E), além de assessorar a presidência do Conselho e da própria Federação, nas relações com os Centros Espíritas. Outro aspecto, que merece ser registrado, é o início das visitas aos Centros Espíritas, principalmente nos meses de abril e de outubro, considerando o aniversário do Livro dos Espíritos e o aniversário do codificador Allan Kardec respectivamente.

Quando José Raimundo assumiu a presidência da Federação, a Paraíba contava com 54 centros espíritas. Hoje são 124, distribuídos em todas as regiões do estado. Neste processo de descentralização das atividades e, ao mesmo tempo, de unificação do Movimento, seguindo os moldes da Federação Espírita Brasileira, as coordenadorias regionais da Paraíba são as seguintes: João Pessoa, Vale do Mamanguape, Vale do Paraíba, Brejo, Borborema, Vale do Piancó, Sertão e Alto Sertão.

Participação no Movimento nacional e internacional

A Federação Espírita Paraibana vem marcando presença absoluta também nos eventos nacionais e internacionais. Tudo começou no início de outubro de 1989, quando uma comitiva composta por mais de 40 espíritas paraibanos participou do I Congresso Espírita Internacional, no Centro de Convenções em Brasília, inclusive visitando Chico Xavier, em Uberaba. A seguir, em eventos similares, uma comitiva paraibana seguiu para os congressos em Portugal, Paris e noutros países, além de congressos pelo Brasil afora.

No Carnaval de 1992, por ocasião da inauguração do Encontro para a Nova Consciência, em Campina Grande, a palestra de abertura foi realizada por Divaldo Franco, na ocasião acompanhado do presidente José Raimundo de Lima. Raimundo conta que o público eclético do Teatro Municipal, e composto de pessoas de várias partes do país, e até além-fronteiras, ovacionou Divaldo Franco, sendo bastante aplaudido, de pé. Na ocasião, também participou do evento Augusto César Vanucci.

Desde então, Divaldo participou do evento por várias vezes, sempre com sucesso absoluto de público. Dirigentes da Federação Espírita Paraibana participam anualmente das Comissões Regionais, realizadas sempre numa das capitais nordestinas. Neste ínterim, também representantes de áreas específicas se deslocam para intercâmbios e cursos inerentes ao seu segmento. E assim, a FEPb, de alguma forma, está sempre integrada no Movimento Espírita, em todos os níveis.

Massificação da mensagem espírita

Stand na UFPb - Na manhã do dia 27 de abril de 1990, a Federação Espírita Paraibana inaugurou, no campus I da Universidade Federal da Paraíba, um stand para divulgar o livro Espírita. Posteriormente visitou aquele local o médium João Nunes Maia, inclusive ofertando mensagens e livros para serem distribuídos com os interessados. O Stand ficou sendo um dos pontos de encontros de estudantes espíritas na UFPB. Alguns espíritas ficaram colaborando em plantões, a exemplo do professor universitário Ivaldo Mário, José Soares da Costa, e o genitor do presidente, Severino Raimundo de Lima. Aliás, é o único que se encontra até hoje, com a mudança do stand para o Ponto de Cem Réis, ou seja, há quase 20 anos prestando esta colaboração.

Programa de rádio - Dia 18 de outubro de 1986 foi levado ao ar o programa de rádio “A Voz do Consolador”, pela Rádio Correio AM, coordenado por Carlos Romero, recebendo total apoio do presidente José Raimundo de Lima. O programa era transmitido às 19h, todos os sábados.

Eventos - Mas o marco mesmo aconteceu na década de 90, com a realização de eventos que contribuíram para a massificação da mensagem espírita. Tudo começou com a 1ª Feira do Livro Espírita da Paraíba, que ocorreu em 91 na Praça do Povo do Espaço Cultural, com as presenças de Ana Guimarães e Marilusa Vasconcelos. Mais de 1200 pessoas prestigiaram o evento. A seguir, foram realizados o 1 º e 2º Seminário Espírita da Paraíba, também no Espaço Cultural, com sucesso de público, assim como quatro congressos espíritas, sendo o quarto já na nova sede da Federação Espírita Paraibana. E ainda vários workshops e Enesp (Encontro de Espíritas Paraibanos), no Carnaval. A realização destes eventos, de grande porte, vem contribuindo bastante para a divulgação do Espiritismo. Isso porque conta sempre com a participação de conferencistas de alto nível, a exemplo de Divaldo Franco, Alberto Almeida, Raul Teixeira, dentre tantos outros.

Cada vez mais aumenta o interesse do público, espírita ou não, para os temas abordados nestes eventos. E o melhor: jornais e emissoras de rádios e TV´s repercutem. Com isso, a mensagem dos eventos invade os lares, contemplando de alguma forma aqueles que não compareceram pessoalmente. Este fato inspirou a Assessoria de Imprensa da FEPB a realizar, durante o IV Congresso Espírita Paraibano a exposição “Espiritismo na Mídia”, com recortes pesquisados em jornais e revistas.


Incentivo à arte e cultura - A arte e cultura espírita também tiveram seus espaços de incentivos garantidos pela Federação. O primeiro foi criação do Grupo Acorde, fundado no início da década de 90. Já lançou sete CD´s. A Federação também incentivou a criação de um grupo de teatro, o Encena, que já montou diversos espetáculos. Dentre eles, destaca-se a peça “Há Dois mil Anos”, com apresentações em diversas capitais nordestinas, além de cidades paraibanas. Estas experiências culturais serviram, inclusive, de inspiração para que alguns centros espíritas criassem outros grupos musicais do gênero, além de grupos de teatro, que vêm somar-se ao universo de divulgação espírita, através da arte.

E como previu o próprio Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita, que a arte espírita atingiria o apogeu na aceitação da Humanidade, o que observamos é que a atração e busca do público por esta escalada suave e introspectiva já começa a aproximar-se do ponto culminante, rumo à concretização do objetivo neste milênio. Enfim, é a arte espírita que transcende e evolui da condição de casulo à borboleta.

Campanha “Divulgando a Imortalidade” - O projeto de massificação espírita da FEPb está coroado por uma campanha que vem dando certo desde sua criação, em 2003: “Divulgando a Imortalidade”, no período de Finados, ressalta a continuidade da vida após a morte física.

Nenhum comentário: