quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Divulgação se expande – Equipamentos e arquivos se “espiritualizam”


Antonio Cesar Perri de Carvalho
Revista Reformador Outubro 2011

Na magistral obra psicográfica de Francisco Cândido Xavier há inumeráveis observações avançadas para a época e também predecessoras de alguns acontecimentos e invenções. Em livros dos idos de 1944, há registros de equipamentos parecidos com nossos rádios, mas destinados a captar programações de serviços e mensagens da Espiritualidade superior1 e de aparelhos que assinalam a aproximação de grandes tempestades magnéticas.2

Em 1945, há referência a pequenos aparelhos de grande potencial elétrico para a realização da ozonização de ambientes com o fim de permitir a materialização de entidades elevadas.3 EmObreiros da Vida Eterna4 há descrição de minúsculos equipamentos geradores de energia eletromagnética destinados a gerar forças defensivas. No livro Ação e Reação5 é apresentado um aparelho tipo televisão que mostra no receptor uma sequência de quadros semelhantes a “miragens técnicas”. Com finalidades diagnósticas e terapêuticas, André Luiz se refere ao psicoscópio, para auscultação da alma,6 e adiversos aparelhos: de precisão para exame dos tecidos psicossomáticos, 7 para registro de pensamentos, 8 para aplicação de raios na cabeça,9 para emissão de raios curativos,10 e para realização de filtragens no organismo.11

As descrições sobre o mundo espiritual a partir do livro Nosso Lar provocaram sensações variadas nas pessoas, um estímulo para as reflexões e a compreensão das condições do mundo incorpóreo e de suas relações com nossa dimensão corpórea. Os rápidos destaques da obra do Espírito André Luiz vieram às telas das nossas recordações de leituras, em face do perceptível ingresso de nossa Civilização em um cenário de admirável desenvolvimento científico e tecnológico.

Na Área da Saúde há progressos impressionantes e a análise desse contexto com ênfase na Área da Comunicação provoca-nos reações impactantes.
A difusão das ideias passou por fases marcantes, das anotações em papiro, das cópias em papel, da invenção da imprensa, das variadas formas de mídia e, mais recente e especificamente, para a forma digital e circulando pela Internet.

A Doutrina Espírita fundamenta-se nos livros elaborados pelo Codificador Allan Kardec. A expansão do Espiritismo é devida, principalmente, aos livros espíritas. Haja vista as avaliações sobre o impacto das obras psicográficas de Francisco Cândido Xavier no Brasil – onde foram um verdadeiro “divisor de águas” – e no Movimento Espírita de vários países.
Com o emprego de recursos digitais e da Internet, abre-se um novo e amplo cenário para a difusão do Espiritismo. Vejamos algumas ilustrações na Área Federativa nacional e internacional. No Portal da FEB,12 já está disponível a assinatura digital da revista mensal Reformador. Livros editados pela FEB, numa parceria com a Editora do Conselho Espírita Internacional, e os próprios livros da EDICEI13 estão sendo disponibilizados em forma digital – os eBooks –, em várias distribuidoras especializadas. Além dos seus livros, o Conselho Espírita Internacional também se prepara para a transformação em edição digital de sua publicação – a Revista Espírita –, nos idiomas inglês e francês. A FEB, o CEI e muitas instituições mantêm boletins eletrônicos.

Por outro lado, em níveis nacional e internacional, não apenas os eBooks, mas também os livros espíritas impressos das editoras citadas, já estão sendo comercializados pela Internet por empresas desse ramo. A página eletrônica Enciclopédia Espírita (Encyclopédie Spirite),14 em idioma francês, é muita procurada por interessados em Espiritismo e oferece, entre muitos subsídios, as coleções digitalizadas da Revista Espírita, fundada por Kardec.
Atualmente, as Entidades Federativas Espíritas Estaduais e inúmeras instituições espíritas dispõem de páginas eletrônicas, até mesmo com a possibilidade
de transmissão de atividades ao vivo.

Em outra frente de divulgação, há vários anos, a TVCEI15 – como uma webtv –, oferece intensa programação em vários idiomas para todo o mundo, viabilizando o acesso pelo computador caseiro, e, mais recentemente, no caso do Brasil, também via satélite. Há registros de eventos com transmissão ao vivo sendo acessados por pessoas de mais de 50 países.

Neste ano, a Federação Espírita Brasileira lançou seu primeiro curso a distância, através de seu Portal,16 e o participante pode realizá-lo em qualquer parte do Planeta, acessando pelo seu computador. Os centros espíritas, os espíritas e os simpatizantes, de qualquer região do mundo, agora dispõem de várias formas de manter contato com as ideias espíritas até mesmo para obter recomendações sobre a organização e o funcionamento dos centros e do Movimento Espírita. Além dos computadores caseiros e dos netbooks – cada vez menores –, os arquivos digitais podem ser armazenados em pen drives,
minúsculos chips com alta capacidade de “memória”, algumas formas de telefones celulares já são minicomputadores, permitindo também o acesso ao vasto mundo da Internet e surgem os equipamentos leitores de eBooks, disponibilizando vastas bibliotecas virtuais.

Com esses novos recursos, a difusão dos princípios espíritas ultrapassa mais aceleradamente as barreiras materiais, as fronteiras geográficas e políticas.
Seria inimaginável que, num prazo curto, aparelhos similares aos descritos por André Luiz, já estejam sendo dominados pela técnica especializada de nossos dias. Ao comentar que “a mente é o espelho da vida”, Emmanuel destaca que “respiramos no mundo das imagens que projetamos e recebemos”.17
Vivemos num emaranhado de energias eletromagnéticas de variadas gradações, emanadas pela mente humana e por equipamentos criados pelo homem.
Os recursos tecnológicos de nossos dias começam “a esbarrar”em registros mentais/espirituais e já manipulam algumas formas de ondas geradas por aparelhos criados pelo homem. Até podemos dizer que a Tecnologia e os equipamentos se “espiritualizam”, porque os arquivos são digitais armazenados em peças minúsculas e a distância, e podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer parte do mundo!

Referências:

1XAVIER, Francisco C. Nosso lar. Pelo Espírito André Luiz. 4. ed. esp. 2. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Cap. 23.
2______. Os mensageiros. Pelo Espírito André Luiz. 2. ed. esp. 5. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2011. Cap. 18.
3______. Missionários da luz. Pelo Espírito André Luiz. 3. ed. esp. 3. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2012. Cap. 10.
4______. Obreiros da vida eterna. Pelo Espírito André Luiz. 2. ed. esp. 2. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Cap. 10.
5______. Ação e reação. Pelo Espírito André Luiz. 2. ed. esp. 2. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Cap. 8.
6______. Nos domínios da mediunidade. Pelo Espírito André Luiz. ed. esp. 4. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Cap. 2.
7______. Evolução em dois mundos. Pelo Espírito André Luiz. ed. esp. 3. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2011. P. 2, cap. 19.
8______. E a vida continua... Pelo Espírito André Luiz. ed. esp. 3. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Cap. 10.
9______. ______. Cap. 6.
10______. Nos domínios da mediunidade. Pelo Espírito André Luiz. ed. esp. 4. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Cap. 28.
11______. Ação e reação. Pelo Espírito André Luiz. 2. ed. esp. 2. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Cap. 19.
12Portal da FEB: .
13Página eletrônica: .
14Página eletrônica: .
15Página eletrônica: .
16Disponível em: .
17XAVIER, Francisco C. Pensamento e vida. Pelo Espírito Emmanuel. 18. ed. 2. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Cap. 1, p. 11.

Nenhum comentário: