segunda-feira, 11 de junho de 2012

Amsterdã/Holanda – 4 de junho

Ao entardecer de domingo, 3 de junho, Divaldo viajou para Amsterdã. Foi uma viagem de 3h de carro. Eram 22h30 quando os brasileiros que o estão acompanhando chegaram ao hotel após viagem de trem, realizando duas conexões. Vida, Desafios e Soluções foi o titulo da conferência realizada por Divaldo Franco, o Semeador de Estrelas. O evento foi promovido pelo Nederlandse Raad voor het Spiritisme – Conselho Espírita Holandês – capitaneado por Maria Moraes e sua equipe de eficientes colaboradores. Teve como intérprete a dedicada Joyce Leeuw. A sala do Mirror Centre in de Grote Zaal, Ter Gouswstraat 3, Amsterdã, ficou repleta com cento e trinta pessoas.
Os estudiosos têm muitas dificuldades de definir a vida. Para o psicólogo, a vida são


Divaldo com a intérprete



Maria Moraes

as emoções, para o artista é a beleza, para o físico a vida é a organização física da criatura humana e dos animais. A vida, disse Divaldo, é um milagre. Seu Criador é um grande construtor, é também um grande químico. Seus biótipos, desejos e aspirações, sua inteligência fazem da criatura humana um ser singular. Em seu início a criatura humana só possuía sensações imediatas, lentamente foi transitando das sensações para as emoções, e desenvolvê-las é o grande desafio a ser enfrentado.

Personalidade, conhecimento, identificação, consciência e a individuação formam as características de um ser humano. Discorrendo sobre cada uma delas, Divaldo apresentou os cinco níveis de consciência: consciência de sono; consciência desperta; consciência de si mesmo – nesse nível há as sete funções da máquina, o ser humano, que será descrito a seguir –; e a consciência objetiva ou cósmica.
Compreendendo que o ser humano é uma máquina muito singular, e conhecendo suas funções, pode-se controlá-la. As funções da máquina são: 1ª – intelectiva; 2ª – emocional; 3ª – instintiva; 4ª – motora; 5ª – sexual; 6ª – emocional superior; e 7ª – intelectiva superior. Divaldo, ao expor cada um dos níveis de consciência e as funções da máquina, discorreu com detalhes enriquecedores, permitindo um entendimento claro sobre o homem psicológico, seus desafios, seus conflitos, suas soluções.
Dentre os desafios a serem enfrentados pelo homem moderno, está a depressão, que é gerada por diversos fatores. A solução para esse desafio, e tantos outros, é o ser humano realizar a viagem que ainda não experimentou empreender. Trata-se da viagem interior, mergulhar dentro de si mesmo e identificar seus conflitos, suas virtudes. A Doutrina Espírita demonstra a realidade divina do ser humano e apresenta as respostas para os seus problemas.
Concluído seu trabalho, o Semeador de Estrelas respondeu a diversas perguntas, lançando luzes sobre alguns pontos que lhe foram propostos. Atendeu, depois, inúmeras pessoas através dos autógrafos, dos cumprimentos, das conversas fraternas.
Divaldo é um grande referencial, pois que demonstra e executa exatamente os postulados que compõem suas conferências e seminários. É o testemunho ativo, vivo, da mensagem inigualável do Mestre galileu, que é amar incondicionalmente a si mesmo, ao próximo e a Deus.

PAULO SALERNO
O Consolador
Revista Semanal de Divulgação Espírita

Nenhum comentário: