domingo, 1 de julho de 2012

Confira filmes e novelas que abordaram o Espiritismo


No dia em que se completa 10 anos da morte de Chico Xavier, um dos mestres do espiritismo, o site Famô preparou uma galeria para relembrar as tramas que abordaram o tema nas telinhas e telonas.

O assunto chama tanta atenção que tem sido frequentemente exposto nas novelas da TV Globo, como em “Amor Eterno Amor, no ar atualmente na faixa das 18h.

Mas não é de hoje que nos deparamos com espíritos em novelas ou filmes. Em 1990, “Ghost – Do Outro Lado da Vida” já emocionou muitos telespectadores e se tornou um clássico.


O filme “Chico Xavier” mostrou a trajetória do médium, que faleceu no dia 30 de junho de 2002. O longa fala de questões do espiritismo e mostra como Chico tinha o dom de psicografar. Orlando (Tony Ramos) e Glória (Christiane Torloni) sofrem pela morte de seu filho Tomás, que morreu quando ele e um amigo brincavam com uma arma encontrada. Por meio do médium o rapaz inocenta o amigo.


O clássico “Ghost” mostra uma história de amor além da vida. Sam (Patrick Swayze) é assassinado e Molly (Demi Moore) continua ligada ao amado. Sam não passa para o outro plano e começa a se comunicar com a amada por meio da médium Oda (Whoopi Goldberg) para avisá-la que ela corre risco de vida.


Em “Amor Eterno Amor” a personagem da atriz-mirim Klara Castanho consegue ver e prever coisas, sempre guiada pelo espírito Lexor (Othon Bastos).


A novela “A Viagem” fez tanto sucesso que foi repisada duas vezes no “Vale a Pena Ver de Novo”. Na trama, Alexandre (Guilherme Fontes) atormenta sua família mesmo depois de morto.


Após passar pelo sofrimento no purgatório, André Luiz (Renato Prieto) é levado para o “Nosso Lar”, onde aprende novas lições e conhecimentos e descobre como é a vida em outra dimensão.


Em “Escrito nas Estrelas”, após perder o filho em um acidente de carro, Ricardo (Humberto Martins), descobre que Daniel (Jayme Matarazzo) havia congelado o próprio sêmen antes de morrer para um estudo. Ele decide gerar um neto e por ironia do destino, e com alguns empurrõezinhos do espírito de Daniel, Viviane (Nathalia Dill) é a escolhida para ser a mãe da criança.


Outro sucesso da Globo foi a novela “Alma Gêmea”. Na trama, Luna (Liliana Castro) morre tragicamente pouco depois de se casar com Rafael (Eduardo Moscovis). Alguns anos se passam e ele reencontra a amada reencarnada na índia Serena (Priscila Fantin).


Em “Amor Além da Vida”, Chris Nielsen (Robin Williams) e Annie (Annabella Sciorra) perdem os filhos em um trágico acidente. Quando estão refazendo suas vidas, Chris também morre. Enquanto tenta entender o Paraíso, ele fica sabendo que Annie cometeu suicídio e dessa forma eles nunca poderão se reencontrar, pois os suicidas são mandados para outro lugar. Mesmo sabendo dos riscos que corre, Chris decide ir atrás de seu amor.


Nanda (Fernanda Vasconcellos) de “Páginas da Vida” sofre um acidente, mas antes de morrer consegue dar à luz os gêmeos Francisco e Clara. A menina nasce com síndrome de Down, é rejeitada pela avó, Marta (Lilia Cabral), que acaba entregando a menina para a médica Helena (Regina Duarte) criar. O espírito da estudante passa a lutar para juntar os dois irmãos e ainda atormenta sua mãe.


Marcos (Thiago Fragoso) tinha poderes sobrenaturais na novela “O Profeta”. Após a morte do irmão, o rapaz passou a ter mais contato com o mundo espiritual.

Nenhum comentário: