sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Entrevista: Marconi Gomes de Oliveira


Marconi Gomes de Oliveira, presidente da Federação Espírita do Estado do Acre, relata as ações espíritas em seu Estado



Reformador: A Federação oferece cursos em sua sede?

Marconi: A Federação Espírita do Estado do Acre (FEEAC), através de sua diretoria, reconhece a necessidade do estudo da Doutrina Espírita, enquanto instrumento esclarecedor indispensável ao entendimento das principais questões relativas ao ser imortal. Importa destacar a afirmativa contida em O Livro dos Médiuns de que “o Espiritismo é toda uma ciência, toda uma filosofia. Portanto, quem quiser conhecê-lo seriamente deve, como primeira condição, dispor-se a um estudo sério”.1 Atualmente a FEEAC oferece os cursos abaixo relacionados, com suas respectivas periodicidades: Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita: Turmas 1 e 2 (semanal); Estudo Minucioso do Evangelho de Jesus (semanal); Estudo e Prática da Mediunidade (semanal); Estudo de Atendimento Espiritual (mensal); Formação de Passistas (anual); Formação de Dirigentes de Reuniões Públicas e Recepcionistas (anual); Formação de Expositores Espíritas (anual); e Capacitação de Evangelizadores Espíritas (anual).

Reformador: E como funciona a ação federativa pelo Estado?

Marconi: A ação federativa atua principalmente na Capital do Estado. Através de seus departamentos, a FEEAC oferece aos centros espíritas apoio doutrinário que se efetiva por meio de reuniões, encontros e treinamentos, obedecendo a uma programação estabelecida conjuntamente com os representantes das casas espíritas. A ação federativa no Interior do Estado existe, mas ainda é pequena. A atual diretoria da FEEAC tem como uma de suas metas se fazer mais presente no Interior, o que já está acontecendo através de contatos e visitas aos centros espíritas. Pretende-se construir, em bases fraternas, um programa de interiorização que contribua para o fortalecimento do Movimento Espírita acreano.

Reformador: Quantos centros integram a Federação e há algumas ações em comum entre eles?

Marconi: Há 14 instituições espíritas no Acre, sendo 10 na Capital e 4 no Interior do Estado. Reconhecendo a importância da união entre os espíritas e da unificação das ações desenvolvidas pelos centros espíritas, a Federação Espírita do Acre desde algum tempo vem construindo junto aos dirigentes das casas espíritas um melhor entendimento dos verbos unir e unificar de maneira prática e objetiva.
O trabalho conjunto é, e sempre será, um caminho a ser priorizado, permitindo a participação de todos, desde o planejamento à execução das atividades.
Destacam-se, enquanto ações comuns entre os centros espíritas: planejamento e execução do Encontro de Unificação dos Espíritas do Acre (anual); planejamento e execução do Encontro da Família (anual); realização do Projeto Divulgando a Imortalidade (anual); reuniões de vibração pelo Movimento Espírita, pela paz, pelos dependentes químicos etc. (mensal); e realização do Arraial e da Festa da Primavera (confraternização com a sociedade acreana) (anual).

Reformador: Como é a procura de livros espíritas e de informações sobre o Espiritismo, pela mídia?

Marconi: A procura por livros espíritas é constante, havendo intenso trabalho na Instituição. A Federação disponibiliza venda de livros na Livraria da sede e na Banca de Livros “Allan Kardec”, no centro de Rio Branco. Há predominância de procura de livros por parte de simpatizantes na Banca, enquanto que na Livraria da Federação a procura é predominante dos espíritas.
Também são realizadas, periodicamente, feiras de livros espíritas em ambiente público. Quanto às informações na mídia, diariamente há em três emissoras de rádio o programa Momento Espírita, de boa aceitação pela sociedade. A Federação Espírita do Acre também utiliza a rede social da Internet para veicular informação sobre o Movimento espírita local e nacional.

Reformador: Há participação da Federação em eventos interreligiosos?

Marconi: O Movimento Espírita acreano integra, por intermédio de representantes da Federação Espírita do Acre e de outras casas espíritas, o Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre. O Instituto tem como princípio o “Compromisso com a Justiça Social e o Respeito à Diversidade Cultural e Religiosa”. A participação ocorre nos fóruns de discussão, nas reuniões mensais, além de seminários periódicos. Os últimos seminários tiveram como pauta de discussão o “Estado Laico e o Ensino Religioso nas Escolas”. Neste ano de 2011, destaca-se a “I Conferência Estadual da Diversidade Religiosa”, evento que ocorrerá em novembro, onde haverá um dia destinado ao Espiritismo. Reconhecemos como importante a participação institucional do Movimento Espírita na sociedade, levando sua cota de contribuição às questões de seu interesse.

Reformador: E em campanhas e ações conjuntas junto à sociedade?

Marconi: Como já dito, é importante a participação na sociedade, principalmente quando há a oportunidade da prática do bem, além dos limites dos centros espíritas; nessas circunstâncias há visibilidade do Espiritismo na sociedade.
Recentemente a Federação Espírita participou de duas campanhas solidárias, de cunho social, promovidas pela Prefeitura de Rio Branco e pelo Estado do Acre, voltadas para o socorro aos desabrigados de Rio Branco, decorrentes de alagação da parte baixa da cidade; como também em socorro às vítimas da tragédia ocorrida no Estado do Rio de Janeiro.

Reformador: Mantém contatos ou intercâmbios com Estados da região?

Marconi: Apesar de existir bom relacionamento com os amigos espíritas de outros Estados da Região Norte, o intercâmbio institucional ainda é deficitário, necessitando, de nossa parte, a iniciativa de aproximação e intercâmbio, o que trará grande contribuição ao Movimento Espírita acreano.

Reformador: Houve algum evento sobre os 150 anos de O Livro dos Médiuns?

Marconi: No primeiro semestre de 2011, em decorrência da programação voltada à comemoração de O Livro dos Médiuns, além de palestras públicas ocorridas na sede da Federação e nos centros espíritas, sobre a temática mediunidade, foi realizado no mês de abril o X UNEACRE (Encontro de Unificação dos Espíritas do Acre) cujo tema central foi “A Mediunidade com Jesus”. Nesse evento foi oferecido um Curso Básico sobre Mediunidade (destinado aos frequentadores das casas espíritas, que formaram três turmas) e paralelamente ocorreu um Estudo e Reflexão sobre a Prática da Mediunidade com Jesus (destinado aos estudantes de mediunidade e àqueles que já atuam em reuniões mediúnicas, divididos em duas turmas).

Revista Reformador Outubro 2011.

Nenhum comentário: